Qual é o Único Bioma Exclusivamente Brasileiro?

Eu sei, você talvez esteja pensando que a resposta é a Floresta Amazônica ou a Mata Atlântica. Afinal, essas vegetações caracterizam os biomas mais famosos do Brasil; mas não. Na verdade, o único bioma exclusivamente brasileiro é marcado por uma vegetação pouco popular, considerada por muitos como “sem graça”.

Curioso? Então continua lendo esse post pra saber qual é a resposta.

O bioma em questão pode até parecer menos interessante que as florestas mencionadas acima, mas ele apresenta diversidade e resiliência indiscutíveis. Sim, estamos falando da Caatinga. Esse bioma é caracterizado pela vegetação de mesmo nome e cobre uma área de 844.453 km², ou seja, aproximadamente 10% do território nacional. Você encontra a Caatinga em todos os estados da região Nordeste do Brasil, além do norte do estado de Minas Gerais.

Apesar de estar localizada em uma área cujo clima é semiárido, a Caatinga apresenta uma grande diversidade de fauna e flora, as quais estão completamente adaptadas às condições adversas desse bioma. Nesse tipo de clima, o ano é dividido em estações seca e chuvosa; de fato, a precipitação na região é bem mais baixa quando comparada às florestas tropicais. Enquanto a precipitação média anual no bioma da Floresta Amazônica é de 2300mm, na Caatinga ela gira entorno de apenas 800mm! Como a água é um fator limitante, a seleção natural favoreceu a sazonalidade reprodutiva da maioria das espécies, tanto de animais quanto de plantas, que sincronizam seu período reprodutivo com a época chuvosa.

É aí que entra a magia da Caatinga. Se você visita esse bioma na estação seca, provavelmente vai se deparar com uma paisagem composta por árvores secas, sem folhas e com pouca fauna aparente. No entanto, basta as primeiras chuvas caírem para o verde e o canto das aves e dos sapos se espalharem; e os rios, antes secos, se encherem novamente. O mesmo lugar aparenta totalmente diferente dependendo da época do ano! É a resiliência da Caatinga, que se renova a cada estação chuvosa.

Esse fenômeno é tão importante e presente na vida da população, que foi tema da canção Asa Branca, do grande mestre Luiz Gonzaga:

Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar’ pro meu sertão

Como bem canta Gonzaga, é quando a chuva cai que o verde, da mesma cor dos olhos de Rosinha, se espalha pela plantação.

Fascinante, né? Por isso, é tão importante conhecer e preservar esse bioma que é um patrimônio do Brasil.

Feliz Dia Nacional da Caatinga!

Referências

Caatinga. Acesso em: 28 abr. 2022

Bioma Caatinga. Acesso em: 28 abr. 2022

Caatinga – Bioma. Acesso em: 28 abr. 2022