Aula de Campo Foz do Rio Doce

Este produto foi desenvolvido para turmas de ensino fundamental e médio com o objetivo de proporcionar aos alunos uma vivência com abordagem científica para subsidiar a interpretação ambiental da região da foz do Rio Doce. A vila de Regência, localizada na foz do rio, possuía economia baseada na pesca e no turismo. Em novembro de 2015, com o rompimento da barragem com rejeitos de mineração, o rio passou por uma alteração ambiental radical o que trouxe diversas consequências sociais. Com o novo cenário a comunidade local passam por processo de transformação e adaptação. Durante a visita é possível perceber as consequências da tragédia à partir da interação dos alunos com atores locais mediados por profissionais capacitados. Este produto é executado em parceria com o Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental (Injapa). Parte do valor arrecadado será aplicado em ações para conservação do meio ambiente.

 

 

Saída da escola: 7h
9h30 – Visita ao Centro de Visitantes na Reserva Biológica de Comboios, observação dos tanques com peixes e tartarugas. Momento de abordagem das características ecológica e importância da região estuarina da foz do rio Doce e da região marinha sob sua influência para os estados do Espírito Santo e Bahia.
11h – Visita à EMEM da vila de Regência para percepção das consequências da tragédia no dia a dia da escola e comunidade, mesa redonda com a participação de moradores que representam a cultura e história local.
11h30 – Apresentação da banda de congo mirim.
12h – Almoço
13h30 – Visita ao “Portinho” e Centro de Visitantes do TAMAR para conhecer os equipamentos de interpretação ambiental instalados no local.
14h30 – Visita à foz do rio Doce, para observar e discutir o comportamento dos materiais lançados no rio, com abordagem sobre as consequências das alterações ambientais no rio e mar.
16h – Saída da vila de Regência.
18h30 – Chegada à Vitória

Incluso:
Almoço, seguro, monitores de campo, monitor local e apresentação de congo.
Transporte é opcional.