Cursos

Desenvolvido para atender grupos com interesses específicos. Pessoas que desejam participar de cursos, exercícios para coleta de dados de acordo com métodos científicos usados no dia a dia de pesquisadores em campo e aulas teóricas. As aulas são conduzidas a partir de roteiro específico por monitores experientes que conhecem bem o ambiente e as comunidades envolvidas. Os cursos e aulas são ministradas por profissionais gabaritados com experiência prática nas suas áreas de atuação.

AULA FOZ DO RIO DOCE​ ​

É realizada em Regência, em contato com a comunidade e projeto TAMAR. Desenvolvida em parceria com o Instituto Jacarenema, tem o objetivo de proporcionar aos alunos uma vivência com abordagem científica para subsidiar a interpretação das consequências socioambientais da drástica alteração ambiental que sofreu o rio Doce após o rompimento da barragem em Mariana.

Este produto foi desenvolvido para turmas de ensino fundamental e médio com o objetivo de proporcionar aos alunos uma vivência com abordagem científica para subsidiar a interpretação ambiental da região da foz do Rio Doce. A vila de Regência, localizada na foz do rio, possuía economia baseada na pesca e no turismo. Em novembro de 2015, com o rompimento da barragem com rejeitos de mineração, o rio passou por uma alteração ambiental radical o que trouxe diversas consequências sociais. (continua)

BIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE CETÁCEOS ​ ​

A Natura Ecoturismo e a Voz da Natureza oferecem o Curso Biologia e Conservação de Cetáceos durante um final de semana. Com aulas teóricas e prática em observação de baleias e golfinhos, o curso aborda distribuição, diversidade, identificação, metodologias aplicadas e conservação de cetáceos.

Curso teórico e saída prática embarcada para aplicação de metodologias de trabalhos de campo com cetáceos. O curso acontece em Vitória, Aracruz ou Guarapari no ES ou Caravelas na BA, durante a temporada reprodutiva de baleias jubarte que acontece de julho à novembro. Este produto é executado em parceria com a Associação Ambiental Voz da Natureza (VOZ) que disponibiliza profissionais especialistas e com bastante prática no desenvolvimento científico sobre cetáceos no Brasil. Parte do valor arrecadado será aplicado em ações para conservação do meio ambiente da Associação Ambiental Voz da Natureza. (continua)

BIOLOGIA REPRODUTIVA E CONSERVAÇÃO DE TARTARUGAS MARINHAS

Desenvolvido em parceria com a Voz da Natureza para alunos de biologia, oceanografia e áreas afins. Será aplicado entre os meses de outubro e janeiro em Regência – ES; local de maior concentração de tartarugas de couro (ou gigante) do Brasil.

Curso teórico e prático realizado na vila de Regência, município de Linhares-ES, durante a temporada reprodutiva de tartarugas marinhas. Além da parte teórica serão realizadas rondas para monitoramento de ocorrências e desovas, com registro de dados biométricos, técnicas de marcação e manejo de ninhos. As atividades de campo serão acompanhadas por equipe do Projeto TAMAR de Regência.Este produto é executado em parceria com a Associação Ambiental Voz da Natureza. Parte do valor arrecadado será aplicado em ações para conservação do meio ambiente. (continua)

MÉTODOS NÃO LETAIS PARA ESTUDO DE RAIAS E TUBARÕES​

​Curso para pesquisadores, alunos de biologia e áreas afins ministrado à bordo de uma embarcação no Parque Nacional dos Abrolhos. Com 4 dias de duração e muitos trabalhos de campo o curso utilizará diferentes métodos de pesquisa executados pelos alunos sob orientação do instrutor Dr Ricardo Garla, representante nacional da Global Fin Print.

Curso prático embarcado com abordagem de metodologias não letais para estudos com raias e tubarões em Abrolhos durante o verão de 2018.
Inclui momento teórico para apresentação dos métodos, muitas práticas em campo e mesas redondas após as mesmas para avaliação dos resultados coletados e principais desenvolturas e dificuldades enfrentadas pelos alunos para sua execução. (continua)