Todo ano a grande migração das jubartes para águas brasileiras nos enche de expectativa. Quando poderemos ir para o mar com a certeza (ou quase certeza) de que vamos encontrar as baleias?
Esse ano as primeiras notícias vieram cedo. No dia 30 de abril o VIVA – Instituto Verde Azul noticiou a primeira baleia jubarte da temporada no Brasil. Um individuo foi registrado por Mia Morete, através do trabalho de monitoramento de cetáceos em um ponto fixo de Ilhabela – SP. Na seqüência um registro em Vitória – ES de João Guilherme Rizzo de uma baleia nadando no azul e outro de uma baleia encalhada, infelizmente, na Ilha Comprida – SP. No dia 12 de maio o Julio Cardoso do Projeto Baleia a Vista registrou uma jubarte bastante ativa, saltando e batendo a caudal no canal entre Ilhabela e São Sebastião. De lá para cá as notícias de pescadores, pesquisadores e navegadores começaram a chegar com freqüência cada vez maior. Registros em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. No início de junho o Projeto Baleia Jubarte registrou grandes concentrações de jubartes em comportamento reprodutivo na região dos Abrolhos!
Ou seja, as primeiras baleias da grande migração já chegaram e estão se reproduzindo. Mas a nossa pergunta maior permanecia: quando a frequência de observação vai ser grande o suficiente para não gerar frustração em nenhuma das pessoas que levamos para vê-las?
Aproveitando o convite do Projeto Baleia Jubarte para desenvolver e testar protocolos para o turismo embarcado, considerando os protocolos de pesquisa desenvolvidos pelo projeto para iniciar as atividades científicas, fomos para o mar em Vitória nos dias 13 e 14 de maio. Essa foi uma excelente oportunidade de ver pessoalmente em que pé está a migração. Para nossa alegria vimos muitas baleias! Teve salto, batidas poderosas de caudal, baleias solitárias, outras em pequenos grupos com 2 ou 3 indivíduos e muitos golfinhos! Em determinada área, nos dois dias, enquanto monitorávamos um grupo era possível observar vários outros borrifos e splash em todas as direções.
Em Vitória já temos muitas baleias fortes e saudáveis passando, e em poucos dias deve ficar muito freqüente observar os grandes grupos competitivos, ouvir o canto dos machos e as demonstrações de força e poder dos saltos e batidas de nadadeiras. E em Abrolhos já começaram a se reproduzir! Assim sendo poderíamos considerar aberta a temporada de baleias de 2020 se não houvesse a trágica pandemia.
Agora nos resta se preparar para, assim que as autoridades permitirem, estarmos prontos para levar pessoas para ver as baleia com as melhores condições sanitárias e de segurança. Estamos contribuindo com a construção de uma manual para atuação pós pandemia com a Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA e aperfeiçoando o protocolo que desenvolvemos especificamente para os nossos produtos que envolvem observação de baleias.
Estamos recebendo muitas inscrições e assim que for possível todos nós poderemos ir para o mar ver as baleias! Vai passar!
Se você ainda não se inscreveu clique aqui!
As foto e vídeos das saídas em Vitória dias 13 e 14 de junho estão nas nossas mídias sociais.