Biologia Reprodutiva e Conservação de Tartarugas Marinhas

Curso teórico e prático realizado na vila de Regência, município de Linhares-ES, durante a temporada reprodutiva de tartarugas marinhas. Além da parte teórica serão realizadas rondas para monitoramento de ocorrências e desovas, com registro de dados biométricos, técnicas de marcação e manejo de ninhos. As atividades de campo serão acompanhadas por equipe do Projeto TAMAR de Regência.Este produto é executado em parceria com a Associação Ambiental Voz da Natureza (VOZ). Parte do valor arrecadado será aplicado em ações para conservação do meio ambiente. 

 

 

 

Dia 01
14:00 – 16:00 Aspectos Gerais das Tartarugas Marinhas (2h teóricas)
Para iniciar as atividades do curso serão abordados com os participantes as principais características das tartarugas marinhas. A evolução dos quelônios será o primeiro tema, seguido pela taxonomia e identificação das espécies. A biologia geral e o ciclo de vida também serão abordados nesse momento.
16:00 – 17:00 Introdução à Metodologia de Monitoramento de Reprodução de Tartarugas Marinhas (2h teórica)
Será apresentado aos alunos às principais áreas de desova das tartarugas marinhas no mundo e no Brasil. Com foco nas espécies que desovam no Espírito Santo (tartaruga verde, cabeçuda e gigante), serão abordados todos os aspectos práticos relacionados ao monitoramento reprodutivo de tartarugas marinhas, como, registro de dados, marcação e biometria de fêmeas.PRÁTICA NOTURNA (4h por grupo)
22:00 – 2:00 (Grupo 1) Marcação de Fêmeas e Monitoramento de Desovas
Acompanhamento das atividades de campo realizadas pela equipe do Projeto TAMAR da base de Comboios, Regência, pela metade do grupo de alunos do curso.
02:00 – 6:00 (Grupo 2) Marcação de Fêmeas e Monitoramento de Desovas
Acompanhamento das atividades de campo realizadas pela equipe do Projeto TAMAR de Comboios, Regência, pela outra metade do grupo de alunos do curso.

Dia 02
14:00 – 16:00 Biologia Reprodutiva de Tartarugas Marinhas (2h teórica)
Nesta parte do curso, serão trabalhados temas como a fisiologia e o comportamento reprodutivo das 05 (cinco) espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em suas diferentes regiões e com suas peculiaridades. Serão exibidos os principais e mais atuais resultados sobre os monitoramentos reprodutivos de tartarugas marinhas que ocorrem no mundo e, principalmente, no Brasil.
16:00 – 17:00 Técnicas de Manejo de Desovas de Tartarugas Marinhas (2h teórica)
Os alunos aprenderão todas as técnicas de manejo de desovas de tartarugas marinhas. Entenderão as diferentes estratégias utilizadas ao longo do tempo e o sucesso de cada uma delas, assim como as diversas práticas realizadas dependendo da espécie, região, ou projeto de pesquisa. Além disso, entenderão o processo de proteção dos ninhos contra predação humana e de outros animais.

PRÁTICA NOTURNA (4h por grupo)
22:00 – 02:00 (Grupo 1) Monitoramento Noturno de Desova
Serão praticados, neste momento, os conhecimentos adquiridos durante o curso, por metade do grupo.
02:00 – 6:00 (Grupo 2) Monitoramento Noturno de Desova
Serão praticados, neste momento, os conhecimentos adquiridos durante o curso, pela outra metade do grupo.

Dia 03
PRÁTICA MATUTINA (3h os dois grupos juntos)
06:00 – 09:00 (Grupo 1 e 2) Manejo de Ninhos
Serão praticados, neste momento, os conhecimentos adquiridos durante o curso, por todos os alunos do curso, porém, divididos em dois grupos.
15:00 – 17:00 Ameaças e Conservação de Tartarugas Marinhas (2h teórica)
17:00 – 18:00 Visita ao TAMAR na REBio Comboios (1h teórico-prática)
18:00 Encerramento das Atividades do Curso