Biologia e Conservação de Cetáceos

Curso teórico e saída prática embarcada para aplicação de metodologias de trabalhos de campo com cetáceos. O curso acontece em Vitória-ES ou Caravelas-BA durante a temporada reprodutiva de baleias jubarte que acontece de julho à novembroEste produto é executado em parceria com a Associação Ambiental Voz da Natureza (VOZ). Parte do valor arrecadado será aplicado em ações para conservação do meio ambiente.


DIA 01 TEÓRICO
8h Evolução e Fisiologia -Compreender as adaptações fisiológicas para a conquista do ambiente marinho; os sucessos adaptativos; e as relações filogenéticas.
10h Ecologia Alimentar -Entender as relações e importâncias ecológicas dos cetáceos dentro de suas teias tróficas; e a dieta e sua relação com os fatores bióticos e abióticos.
Comportamento – Analisar o comportamento dos grupos, espécies, ou populações, em relação aos aspectos fisiológicos e ecológicos; a capacidade de transmissão de cultura entre os indivíduos.
13h Distribuição e Diversidade – Conhecer os grupos, famílias, gêneros e espécies de Cetáceos que ocorrem no Mundo, com foco nas ocorrências no Brasil, e Espírito Santo; e a distribuição, padrões de ocorrência e sazonalidade das espécies mais comuns no Brasil e no ES.
16h Identificação e Taxonomia – Aprender as técnicas de identificação e principais características das espécies de Cetáceos com maior frequência de ocorrência no ES; e o cladograma taxonômico do grupo.

DIA 02 PRÁTICO/TEÓRICO
6h:30 Saída de campo com navegação entre 8 a 10 milhas da costa de Vitória com duração de aproximadamente 5h para aplicar metodologia de identificação e registro de cetáceos.
14h Métodos de Investigação – Conhecer os principais métodos de investigação com Cetáceos; as técnicas e análises mais difundidas e utilizadas; e as atualidades científicas para o grupo; e praticar as técnicas de pesquisa embarcada.
15h30 Ameaças e Conservação – Reconhecer as ameaças às populações de Cetáceos; as categorias de ameaça que as espécies encontram-se classificadas na IUCN; as interações antrópicas com o grupo; e os esforços existentes no Mundo e no Brasil para a conservação destas espécies.
17h Encerramento do curso.